Sustentabilidade MARF – Desempenho no Uso da Água – 25 Março, 2022

A quantidade total de água (considerada a origem na rede de abastecimento) consumida devido à atividade direta da MARF (sem considerar o consumo direto dos operadores instalados) baixou 6% relativamente aos valores de 2020. Em 2021, foram utilizados 2.61 mega litros de água diretamente relacionados com a atividade da MARF.

No MARF, o consumo total de água também é bastante influenciado pelos consumos dos operadores grossistas e retalhistas, os quais consomem água através da rede que a MARF fornece, sendo posteriormente repassados os respetivos consumos (redébitos) através de registos em contadores individualizados. Neste contexto e em 2021, pudemos constatar que o consumo pelos operadores acompanhou a diminuição verificada no consumo total de água nas instalações do MARF.

Tão importante como perceber a evolução destes consumos, é perceber a eficiência no uso do recurso hídrico para se poder atuar (ou não) na sua melhoria. No caso da MARF, a empresa aumentou os níveis de eficiência, face a 2020.

A rega dos jardins e as lavagens das vias foram e são efetuadas de forma racional e cuidada e com recurso a água retirada de um furo existente no MARF; no entanto, não se procedeu à sua contabilização, daí que o volume de captura de águas subterrâneas considerada em 2021 tenha sido nulo. Importa realçar que em 2021, e devido à pandemia provocada pela COVID-19, houve uma maior e necessária preocupação com a limpeza das instalações do Mercado, o que obrigou a uma maior utilização de água.

2022-03-30T10:26:35+00:00 Março 25, 2022|